terça-feira, 25 de março de 2014

War story - Final ONI 2004

Nos posts anteriores, fiz a análise aos problemas das ONI 2004. Infelizmente, já não encontro online o link para os resultados da prova. Se bem me lembro, 22 dos 30 finalistas tiveram 0 pontos, eu incluído.

Pessoalmente, houve várias coisas que correram mal, descontando a óbvia falta de conhecimentos de algoritmos:
  • Não tinha uma estratégia bem definida para atacar os problemas. 
  • Estava a concorrer usando uma linguagem, Pascal, que tinha aprendido no ano anterior mas que usava pouco nessa altura, visto que no 11º usava essencialmente Visual Basic.
  • O editor que sempre tinha usado para programar em Pascal, Turbo Pascal, não funcionava nos computadores da prova e tive de usar outro editor. Apesar de não ser muito grave, ainda perdi 30+ minutos já com a prova em curso para saber que editor poderia usar, como usar, como compilar, etc.

No fundo, tudo se resume a má preparação. Não se vai a um evento importante sem a devida preparação dos detalhes importantes.
A falta de experiência pode levar-nos a pensar coisas como "o Turbo Pascal tem de estar disponível, é o editor que sempre usei!", mas é importante aprender que tanto nos concursos como em todas as coisas coisas da vida, não devemos assumir nada, por mais evidente que possa parecer.

Durante a prova, fui deambulando de problema para problema e as 4h passam bem depressa para quem não tem uma ideia clara do que está a fazer!

No problema A, penso que na altura não compreendi bem o enunciado e tive dificuldades com os centros das quadrículas, não conseguindo determinar correctamente quais eram as quadrículas abrangidas pelas crateras.

Gastei a maior parte do meu tempo no problema B. Não tinha (ou não conhecia) um algoritmo eficiente na biblioteca standard do Pascal. Por isso tentei implementar um Quick Sort à mão e penso que não correu bem. Isto foi numa altura em que eu tentava memorizar a implementação de alguns algoritmos e despejar caso me lembrasse..

Penso que não ataquei muito o problema C. Provavelmente tentei alguma coisa mas penso que tive problemas com a geração recursiva dos números possíveis.

A prova acabou por correr bastante mal a toda a gente da minha escola. Para mim, valeu pela experiência e para aprender com os erros. Infelizmente, não tenho fotos desta prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário