sábado, 14 de setembro de 2013

Olá Mundo

Cara world wide web,

Tal como em outras situações na minha vida, aqui estou eu a fazer algo que nunca pensei que faria: a iniciar um blog. O meu nome é Miguel Oliveira, tenho um mestrado em engenharia informática e sou aluno de doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Desde cedo que as aulas foram um aborrecimento - tudo demasiado fácil - as quais culpo, em parte, pelo meu vício de roer as unhas :-) No entanto, no 10º ano aprendi a programar e surgiu desde logo a paixão pela resolução de desafios com recurso à programação. Desde então ganhei vários concursos, medalhas de ouro e bronze nos concursos da nossa zona europeia do International Collegiate Programming Contest e fiquei entre o top 500 do Google Code Jam 2009.

Pelo caminho, já resolvi mais de 1000 problemas online (na verdade, já perdi a conta mas dá para ter uma ideia), sendo neste momento o 29º do ranking mundial do Sphere Online Judge (em mais de 100 000 utilizadores). Estes desafios continuam a ser um hobby e continuo a participar em forums online como o Portugal-a-Programar ou o do TopCoder, onde procuro ajudar quem está com dificuldades em algum exercício.

No ano passado fiz um estágio como Software Engineer na Google e foi uma experiência muito enriquecedora. Há algumas semanas, um rapaz que estava em entrevistas para a Google pediu-me umas dicas e lançou a ideia de criar um blog com conteúdos em português. De facto, foi algo que me fez muita falta quando estava a começar nestas coisas. Ele tinha em mente algo mais a sério, mas este blog pretende transmitir alguns dos conhecimentos que fui adquirindo ao longo do tempo, assim como apresentar desafios que considere interessantes quer para participantes em concursos, quer para desafiar os amigos em conversa de café :-)

Miguel Oliveira

PS: espero que este blog também ajude a melhorar a proficiência na escrita, que é algo que bem preciso...

Sem comentários:

Enviar um comentário