quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sou o maior da minha aldeia, mas.. isso significa alguma coisa?

Já conheço o CodeChef há bastante tempo, mas só nas últimas férias, em Agosto, decidi participar no seu concurso mensal. Estes concursos mensais decorrem no inicio de cada mês, contêm 10 problemas que os concorrentes podem tentar resolver durante os 10 dias de prova.

Após 2 concursos, Agosto e Setembro, já sou o #1 português do ranking de concursos longos (os de 10 dias). Sim, sou o maior da minha aldeia, mas.. na prática .. isso significa alguma coisa?

Por um lado, a minha participação é puramente por hobby, for fun. No concurso de Setembro, dediquei algumas horas (de 1 dos 10 dias) ao concurso e resolvi 6 dos 10 problemas.
Por outro lado, e mais importante do que isso, só há 14 portugueses a participar no CodeChef. Além disso, não se sabe se eles estão a dedicar-se mais ou ainda menos do que eu. Mais ainda, não se sabe se são muito bons, medianos ou medíocres.

Este é apenas um exemplo do quão enganosos os números podem ser. Na prática, estes números não significam nada.
Eu cheguei a ter colegas na escola que só decidiam se ficavam satisfeitos ou tristes com uma nota depois de saber as notas dos outros. Esta mentalidade é muito comum e é um grande erro. Nós devemos aproveitar o contacto com as pessoas à nossa volta para aprender o máximo possível, mas estas pessoas não devem nunca definir os nossos limites ou os nossos objectivos.

Por todos estes motivos, o meu lema nunca foi tentar ser o melhor da turma ou da minha aldeia, mas sim tentar sempre aprender mais e melhorar as minhas competências. Usando uma analogia do futebol, o que acham melhor: ser o melhor jogador a actuar nos campeonatos distritais ou fazer parte da equipa campeã nacional?

Citando William Faulkner,

Always dream and shoot higher than you know you can do. 
Don't bother just to be better than your contemporaries or predecessors.
Try to be better than yourself.

1 comentário: